7 Passos para Voltar aos Trilhos no Ano Novo - Por Zuleica Rezende

Comer demais e beber demais nas festas de fim de ano é algo inevitável, mas a última coisa que você quer é que todas as guloseimas que você comeu se transformem em gordura no seu corpo. Aqui estão 7 dicas para ajudá-lo a se recuperar de uma compulsão e colocar sua dieta de volta nos trilhos.

É tão fácil comer demais, apesar de nossas melhores intenções. Mas não entre em pânico! Acontece até com os mais dedicados. Infelizmente, todo esse excesso pode nos deixar com uma sensação de inchaço, náuseas, culpa e tristeza. Lembre-se de que somos todos humanos e faz parte da vida. A melhor coisa que você pode fazer é colocar rapidamente de volta seus hábitos alimentares saudáveis. Siga estas 7 dicas para recuperar o controle e não deixe um momento de fraqueza estragar seu progresso nutricional e estilo de vida saudável.

1- Livrar-se da culpa:

Primeira coisa, seja gentil com você mesmo. Aproveite o momento, aceite-o como uma divergência temporária e siga em frente. Se você está se sentindo para baixo, os sentimentos negativos tendem a se multiplicar. Isso pode levar a um comportamento mais autodestrutivo ou autopunitivo. Respire fundo e vá com calma. Da próxima vez que você tiver um deleite, experimente saboreá-lo e apreciá-lo.

Se vai fazer, faça sem culpa veja isso como uma celebração.

Bola pra frente.

2 - Não se pese:

Você provavelmente está retendo água depois de ter ingerido alimentos carregados de sal e de ter comido demais. Se pesar não vai te dar uma medida precisa de seu peso. Além disso, pare de inspecionar e julgar seu corpo na frente do espelho. Essas duas ações provavelmente apenas o deixarão agitado.

Você não pode mudar o passado, mas pode influenciar seu futuro.



3 - Longe dos olhos,longe da mente:

A digestão começa no cérebro. Simplesmente ver comida pode levar a um desejo muito forte de comê-la, mesmo se você não estiver com fome.
Existem alguns alimentos que desencadeiam uma vontade incontrolável de comê-los.

Livre-se de todas as sobras que não fazem parte do seu plano de alimentação saudável. Doe-os ou
mande-os para o lixo. Se os alimentos desencadeadores acabaram, não há como eles desencadearem outra compulsão.

4 - Caminhe:

Não deixe o peso da sua comida levá-lo direto para o sofá. Deitar-se pode causar azia e outros problemas gastrointestinais. Use todo o excesso de energia a seu favor e comece a andar! E não quero dizer que você deve correr uma maratona ou se exercitar por três horas seguidas. Essas coisas provavelmente farão você passar mal. Em vez disso, opte por um exercício leve.

A melhor coisa que você pode fazer logo após uma farra é dar uma longa caminhada. Podendo normalizar o açúcar no sangue ao eliminar a glicose da corrente sanguínea. O que é ainda mais importante do que queimar essas calorias é que o exercício pode reduzir o apetite e o desejo por mais açúcar. Caminhar também ajuda na digestão.

Outra boa ideia é fazer ioga leve.

Sabe-se que certas posturas de torção ajudam e aliviam problemas digestivos.

5 - Não morra de fome:

Não pule o café da manhã. Esta é uma das PIORES coisas que você pode fazer!

É fácil se recuperar de uma farra e reagir de forma exagerada evitando comida. Mas não vá para o outro extremo. Consumir grandes quantidades de açúcar e, em seguida, não comer pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue subam e caiam, levando a um nível baixo de açúcar no sangue e irritabilidade. Isso pode facilmente levar a outra farra e sentimentos de desesperança.

O truque é manter o café da manhã leve. Faça um café da manhã com proteínas e vegetais como uma omelete ou coma um iogurte grego com frutas frescas. Comer o café da manhã é importante, pois acelera o metabolismo. Também pode colocá-lo na mentalidade certa, o que permitirá que retome sua programação alimentar saudável.

6 - Coma a comida certa:

Não importa quantas calorias você consuma durante a compulsão, é provável que você sinta fome novamente logo em seguida, devido ao rápido declínio dos níveis de açúcar no sangue. O objetivo é estabilizar o açúcar no sangue abastecendo o corpo com refeições ricas em proteínas e gordura. Isso envia um sinal para o seu corpo que você não está no modo de fome e não precisa armazenar a glicose extra como

gordura. Você pode tomar uma colher de sopa de óleo de linhaça, óleo de coco ou um punhado de nozes logo após a farra para ajudar a prevenir um acidente.

Quando você estiver com fome novamente, coma. Satisfaça o seu apetite com um lanche de baixa caloria e alto teor de proteínas. Coma uma maçã com manteiga de amendoim, um ovo cozido ou um iogurte grego. Estes são pobres em açúcares simples e irão ajudá-lo a se sentir satisfeito até a próxima refeição.

Comer alimentos ricos em probióticos, como kombuchá, vegetais fermentados, iogurte ou kefir, também pode ajudar a estabilizar e apoiar a digestão.

7 - Faça da água o seu melhor amigo:

Pode parecer estranho beber água quando sua barriga está inchada, mas os líquidos são essenciais, pois o sal, açúcar e álcool extras podem desidratar seu corpo. Comece a manhã com um copo grande de água e continue bebendo ao longo do dia. Procure beber 2 a 3 litros por dia. A água ajuda na digestão. Ele também pode combater o inchaço do sódio e do carboidrato e ajudar na constipação.

Você também pode experimentar o chá verde com limão. Ambos são diuréticos, o que significa que você fará mais pausas para ir ao banheiro. Enquanto você não está eliminando diretamente o açúcar, você está forçando o sangue a bombear pelos rins mais rápido. Os chás também ajudam a aliviar a sensação de "estou tão cheio" e fazem você se sentir melhor. Portanto, mantenha esses líquidos vindo!

VOCÊ NÃO SE DEFINE PELOS SEUS ERROS, O RECOMEÇO SEMPRE É UMA OPÇÃO.

Exagerar na comida é a condição humana. Todos nós temos nossos momentos. Como não poderíamos, em um mundo onde existe Dunkin ’Donuts? O mais importante é lembrar que seu deslize não é desculpa para esquecer totalmente seus objetivos de alimentação saudável.

Como diz uma citação inspiradora “ VOCÊ NÃO SE DEFINE PELOS SEUS ERROS, O RECOMEÇO SEMPRE É UMA OPÇÃO”Espero que essas 7 dicas tenham ajudado. Lembre-se, sempre olhe para a frente!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados