Como Ganhar Massa - Iniciantes

Ao longo dos anos eu tive a oportunidade de conhecer, conviver e entrevistar dezenas de atletas das mais diversas categorias. E não importa qual categoria fosse - Bikini, Wellness, Men´s Physique, Bodybuilding - mulheres ou homens - a grande maioria sempre tinha algo em comum:

Dificuldade para Ganhar massa Muscular

Eu gosto muito de estudar a analisar os atletas, pois eles são especialistas em como conseguir um físico grande ou um físico estético. Independente de seus objetivos - praticamente tudo o que os atletas fazem pode ser utilizado pelas pessoas que não competem, mas treinam para ter o melhor físico possível. Vou listar algumas dicas que coletei dos atletas que tinham mais dificuldade em crescer:

1- Programe suas refeições de acordo com a sua agenda

Deixe as coisas fáceis e simples. Se a sua dieta estiver sendo montada por um nutricionista, explique detalhadamente para ele como é a sua rotina. Que horas você pode fazer intervalos para comer e qual a duração desses intervalos. Não adianta querer comer uma refeição sólida enorme no meio da manhã se você não tem esse intervalo no trabalho ou na escola. E se esse intervalo for curto demais? Talvez o ideal seja consumir um shake, que é mais rápido e prático. Se o seu trabalho tem tarefas que demandam mais energia no período da tarde, programe refeições com com mais calorias nesse período. Quando tiver que se alimentar fora de casa (no trabalho ou escola etc) e tem pouco tempo - use alimentos de consumo fácil e prático. Um shake de Whey, pasta de amendoim e frutas como bananas e maçãs - ou Atum em lata, na água. Batata cozida e frango em cubinhos etc. Tudo o que facilitar e agilizar a sua vida vai te ajudar muito a longo prazo. Pode acreditar.

2- Coma muito, mas evite refeições sujas em excesso

Todo mundo que tem dificuldade em ganhar peso sabe como é. É preciso comer muito, é preciso ingerir muitas calorias e muita comida todo dia. E às vezes, algumas refeições sujas podem nos ajudar nessa tarefa. Quando se é hardgainer (uma pessoa com dificuldade em ganhar peso e massa muscular) é muito complicado atingir os macros diariamente comendo apenas comida limpa. Ter uma refeição como um hambúrguer e fritas, ou macarrão com queijo - pizza, esfihas - você escolhe - Isso tudo nos ajuda a bater as calorias consumindo um volume menor de comida. Mas não abuse dessa estratégia - já que ela pode se tornar uma faca de dois gumes. Embora ingerir refeições sujas podem ter ajudar - a gente acaba criando um cenário onde fica muito fácil começar a abusar delas. Elas são práticas, rápidas e estão à dois cliques de distância nos aplicativos de delivery de comida hoje em dia. O excesso de refeições sujas vai levar ao excesso de calorias e ao acúmulo indevido de gordura. Não estou dizendo que seja realista a ideia de crescer seco - sempre vamos adicionar um pouco de gordura durante a fase de ganho de massa - mas isso não quer dizer que devemos exagerar e ganhar gordura em excesso.

3- Faça mais refeições

Eu sei que isso pode ser um complicado para para quem tem uma vida corrida - que trabalha e estuda e passa praticamente o dia todo fora de casa. Mas dividir tudo e fazer pequenas refeições ao longo do dia é vital para quem quer crescer. Primeiro que você precisa comer quantidades menores de comida por refeição. Isso te permite perder menos tempo por refeição - o que em um ambiente de trabalho pode ser totalmente benéfico. Segundo que você dá a oportunidade ao seu organismo de digerir, processar e absorver os nutrientes de uma maneira muito mais efetiva. É muito difícil consumir todos os macronutrientes que precisamos em fase de off em apenas 3 refeições - mesmo que duas sejam limpas e uma suja. Principalmente proteína.

4- Treine de maneira consistente e pesada

E como estamos falando de pessoas com dificuldades em adicionar massa muscular - não podemos deixar de falar sobre treinamento. É imprescindível que você treine com consistência e intensidade. Não importa o quanto você coma ou quais suplementos você tome - se não treinar pesado, se ficar perdendo sessões de treino - não vai dar certo. Seus resultados não virão. É preciso ter paciência. A musculação é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Você precisa se acostumar com isso e trabalhar duro. Todo dia, toda semana, todo mês, durante anos. Encontre maneiras de organizar a sua rotina e encaixar seus treinos nela. Procure entender quais são as melhores maneiras de estimular sua musculatura. O blog Dragon Pharma está repleto de artigos de treinos para você conseguir todas as informações e conhecimento a respeito desse tópico tão importante. Você já treinou pesado hoje?

5- Suplementos trazem praticidade e Qualidade de Nutrientes

A última dica que peguei de quase todos os atletas de sucesso foi a de usar suplementos. Suplementos alimentares podem te trazer praticidade. Shakes de Whey são excelentes opções para você bater sua proteína diária enquanto consome uma refeição extremamente rápida. Alguns suplementos como o Mesotrope e Fematrope estimulam a melhora natural de balanço hormonal - te deixam (muito) mais anabólico e podem ser um dos grandes aliados das pessoas com dificuldades no ganho de massa. Pré-treinos como Venom e Mr Veinz proporcionam energia prolongada para que seus treinos rendam mais, mesmo depois de exaustivos dias de trabalho e/ou estudos. Como todos os fatores envolvidos na obtenção de resultados, os Suplementos estão aí para serem usados com sabedoria e inteligência - e com certeza serão uma grande arma no seu arsenal!

 

                :)

Deixe um comentário