Para que servem os exercícios isolados? - Por Ray Milet

Quando se fala de treinamento resistido, ou seja, treino com pesos, sobrecarga, existem basicamente dois tipos de exercícios:

1- multiarticulares
2- uniarticulares

Os multiarticulares são exercícios que usam 2 ou mais articulações ao mesmo tempo durante a execução do movimento. Como por exemplo o agachamento, temos 3 articulações sendo usadas (tornozelo, joelho e quadril).

Os uniarticulares, como o nome ja sugere bem, são exercícios que usam apenas 1 articulação durante a execução do movimento. Temos como a exemplo a cadeira extensora, que usa apenas a articulação do joelho.

Os dois tipos de exercícios possuem pros e contras, e assim como tudo na musculação, a prescrição precisa ser feita de acordo com o indivíduo que vai fazê-la, o nível de treinamento, o tempo disponível, o objetivo do treino, etc etc e etc. São inúmeras variáveis que determinam qual exercício e quando escolher.

Artigo Sugerido


Os multiarticulares por exemplo, são exercícios que promovem um gasto calórico muito elevado, por conta de uma maior quantidade de peso ser utilizada, mais músculos serem mobilizados pro movimento, mais esforço físico gerado, e por isso são uma excelente opção para indivíduos que buscam emagrecimento!

Ja os uniarticulares, são exercícios que direcionam o estresse metabólico e mecânico para aquele músculo em específico, sendo mais indicados para indivíduos mais avançados que buscam uma hipertrofia regional, no local específico trabalhado pelo movimento.

Não há um melhor do que o outro! Existe uma “guerra” entre profissionais que tentam convencer as pessoas de que um é inútil e só o outro presta, quando na verdade os dois são completamente aplicáveis para todos os grupos musculares. Inclusive, há muitas discussões sobre a necessidade do uso de isolados para a hipertrofia do glúteo máximo.

Bom, a partir do momento que o indivíduo utiliza exercícios isolados para os braços, com intuito de direcionar o estresse mecânico e metabólico exclusivamente para aquele grupo, fica incoerente afirmar que isolados para glúteo são inúteis, concordam?

Portanto minha orientação para vocês é a seguinte:

Se o objetivo é apenas emagrecimento, os exercícios multiarticulares irão suprir 100% dessa demanda, e serão mais eficazes nesse quesito que os isolados. Terá a desvantagem de que a hipertrofia será generalizada e não regional.

Se o objetivo é perder gordura e ganhar massa magra (especialmente em locais específicos), comece o treino por exercícios multiarticulares e termine com os isolados que trabalhem os grupos musculares que queira aumentar o volume de treino e consequentemente a hipertrofia.

Entendam sempre, não há exercício errado! Há exercício mal prescrito.

 

2 comentários

  • Conteúdo topp

    Karolaine giovana maria mathias
  • Como sempre o ray milet arrasa … que Clareza e objetivo 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    Kelem Patrícia Gomes Morais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados