Tenho muita gordura e pouco músculo, devo fazer deficit ou superavit calórico? - Por Tayane Angely

Tenho muita gordura e pouco músculo, deficit ou superavit calórico?

Recentemente recebi uma mensagem dizendo: “Tay, estou com sobrepeso e preciso perder 15kg em apenas 1 mês, você poderia me ajudar nisso?” Eu respondi que dessa forma não seria possível, mas ela quisesse algo seguro e consistente, a médio e longo prazo, poderia contar como o meu acompanhamento.

É importante refletirmos que a alimentação, ou melhor, utilizar artifícios nutricionais para emagrecimento, não se trata de um concurso sobre como perde mais peso em menor tempo, mas trata exclusivamente da sua vida e saúde e por consequência sua boa forma.  

A taxa de obesidade continua crescendo a cada dia no Brasil e no mundo, e diariamente somos bombardeados com proposta de perder peso de maneira radical e rápida.

Muitas pessoas se preocupam apenas em emagrecer por questões puramente estéticas, sem se preocupar com os riscos de se estar acima do peso.

A grande questão é que existem muitas pessoas com sobrepeso, porém subnutridas, com atrofia muscular e quantidade de massa magra bem abaixo do normal, pois geralmente realizam uma alimentação inadequada, pobre em nutrientes.

“Tay, então o que devo fazer? Tenho muita gordura corporal, preciso emagrecer, mas também tenho pouca massa muscular. “

Nesse caso eu recomendo dois gatilhos crusciais: Um a reeducação alimentar, onde você irá aprender a “comer limpo”, e o outro o Nutrient Timing, onde você irá realizar suas refeições de maneira programada e de acordo com o horário de cada atividade do seu dia.   

Na reeducação alimentar o objetivo é incluir alimentos densos, ou seja, aqueles ricos em nutrientes, e excluir os fasts foods, alimentos processados, doces e bebidas açucaradas.

E por sua vez o Nutrient Timing envolve comer com propósito, ou melhor, ingerir todos os seus alimentos em momentos estratégicos para alcançar sua Meta de Objetivo. E ele é muito importante tanto para o crescimento muscular, quanto para a perda de gordura. Se você já se apressou para tomar seu shake de whey protein no pós treino, você vivenciou o que é o Nutrient Timing. 

O Nutrient Timing tem sido usando por muitos fisiculturistas profissionais há mais de 50 anos. Um dos principais pesquisadores mundiais e autor de mais de 180 artigos científicos Ph.D. John Ivy, publicou em 2004 um livro chamado Nutrient Timing: The Future of Sports Nutrition (Tempo de Nutrientes: O Futuro da Nutrição Esportiva).

Desde então, muitos programas nutricionais e livros têm promovido o Nutrient Timing como o método chave para melhorar performance, ganhar músculos e perder gordura.

Certos alimentos em momentos errados sabotam seus esforços na academia. E os alimentos adequados nos momentos certos aumentam esses esforços.

Ao realizar sua reeducação alimentar juntamente com o Nutrient Timing é possível aumentar sua massa muscular e diminuir a gordura corporal ao mesmo tempo.
Há anos alguns estudos defendiam a impossibilidade de conseguirmos realizar os dois ao mesmo tempo, onde ou você estaria em superavit calórico para aumentar sua massa muscular (o que também ocorreria uma folga de gordura), ou você estaria em um deficit calórico para perder gordura.

Mas no campo nutricional não podemos trabalhar com verdade completamente absolutas, a medicina e a nutrição estão em contante avanço e novas descobertas podem anular testes e pesquisas ultrapassadas, mas ainda incutidas em nossos pensamentos.

Pra quem deseja ter sua massa magra de volta e perder gordura corporal ao mesmo tempo, é extremamente importante que haja a ingesta adequada de calorias, com uma dieta rica em proteínas, carboidratos e gorduras boas. Nesse caso, temos ótimas opções como as claras de ovos, o frango, a carne vermelha magra (como patinho e filé mignon), a tilápia, a aveia, batata-doce, o azeite de oliva, o abacate, a banana, a quinoa, etc.

Esses alimentos são ótimas fontes de vitaminas e aminoácidos essenciais para a reconstrução muscular e em quantidades adequadas ajudam no processo de perda de gordura corporal.

Suplemento como o Whey Protein, como o IsoPhorm da Dragon  Pharma também é um grande aliado para o processo de reeducação alimentar, tomar um shake de whey virou sinônimo de ganho de massa muscular, pois auxilia na síntese protéica, e é sem dúvidas um dos suplementos alimentares mais consumidos do mundo.

Mas novas evidências científicas demonstraram os benefícios do Whey Protein para o tratamento do sobrepeso e a resistência a insulina. A proteína do leite estimula a liberação de hormônio que favorece a saciedade, e pode ser usado de forma estratégica no protocolo de mudança da composição corporal.

 

 

Outro suplemento ótimo para estimular o aumento da massa magra, e diminuição da gordura corporal é o pré treino Venom, na verdade ele é considerado o pré treino mais completo do mercado, pois ele possui compostos que aumentam sua energia, resistência, pump de força, foco e queima de gordura.

Além de possuir ingredientes que aumentam a produção de óxido nítrico promovendo  o aumento de força e a construção muscular, também possui o Caloriburn, composto que impede o acúmulo de gordura corporal, combate a gordura corporal existente e também é capaz de diminuir de forma efetiva a gordura visceral, aquela gordura que fica localizada atrás dos músculos, acomodada junto aos órgãos, e que afeta negativamente nossa saúde. Qualquer excesso de gordura corporal é perigoso, mas a gordura visceral é um fator de risco ainda maior do que a gordura subcutânea.

Lembre-se a aparência da definição muscular está relacionada a um baixo percentual de gordura. Mas para que haja definição muscular evidente você precisa ter músculos, se você  apenas focar em perder gordura corporal sem construir sua musculatura, ficará com aspecto de magreza, pouco saudável.

Por fim, é importante abandonar o sedentarismo, os maus hábitos alimentares, e adotar uma nova rotina de exercícios e alimentação equilibrada, para posteriormente iniciar um protocolo nutricional incluindo balanço energético positivo ou negativo.

2 comentários

  • Excelente conteúdo, foi esclarecedor!

    Lia Carvalho
  • Ótima matéria!!Minha “crença” foi confrontada maravilhosamente!

    Vanessa

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados