A creatina pode aumentar a força, te ajudar a treinar com mais intensidade e por mais tempo na academia e te dar excelentes pumps musculares. Além disso tudo, ela é muito segura. Não tem razão para você utilizá-la, pois ela irá te permitir alcançar seus objetivos de maneira muito mais rápida e segura.

1- O que é a creatina

A Creatina é formada pela combinação de 3 aminoácidos – glicina, arginina e metionina. Ela é produzida pelo corpo humano e pode ser encontrada em alimentos ricos em proteína como carne vermelha.

É um composto orgânico, natural estudado por milhares – sim, milhares – de artigos científicos ao longo dos anos.

2- Como a Creatina Funciona

Assim que a creatina é absorvida pelo seu organismo, ela une a um grupo Fosfato (P) e forma uma molécula chamada Creatina-Fosfato.

A moeda de energia em nosso corpo se chama Adenosina Trifosfato, ou ATP – que é uma molécula de adenosina unida a três grupos Fosfatos. O seu corpo metaboliza e oxida (queima) gordura ou carbos justamente para produzir ATP. E a quebra do ATP finalmente libera energia para as mais diversas tarefas e funções fisiológicas em nosso organismo.

Quando um grupo fosfato é hidrolisado (retirado) do ATP – a energia, propriamente dita, é liberada.
E como um fosfato foi retirado do ATP, ele se chama agora ADP – adenosina Difosfato. O ADP não tem muita utilidade em nosso organismo e precisa se reconectar a um grupo fosfato, a fim de formar uma nova molécula de ATP.

É aqui que a creatina se torna peça chave no processo. A creatina-fosfato doa um grupo Fosfato (P) para o ADP se tornar novamente ATP.
Permitindo que essa reação ocorra, a creatina irá aumentar suas reservas de ATP e permitir que você treine de maneira mais intensa e longa na academia.

3- O que a creatina faz em seu organismo

Geração de Energia

Suplementar com creatina ajuda a produzir mais ATP, por isso você pode aumentar a intensidade de seus treinos. Isso é especialmente importante para exercícios de curta duração, explosivos ou que exijam a produção de força. Ideal para quem treina com pesos.

Outro benefício da creatina é servir como fonte de energia. Ao aumentar os estoques de ATP na musculatura, te dará mais energia livre para realizar suas séries – já que o ATP livre é a fonte preferida de energia durante exercícios anaeróbios de curta duração.

Como eu disse anteriormente- O ATP é a moeda de energia em nosso corpo. Nós queimamos gordura e carbos para produzir ATP e posteriormente gerar energia.

Mas nós também temos uma pequena reserva de ATP livre, prontinho para ser usada em nossas células. Acontece que normalmente, esses estoques duram cerca de 5 segundos. Após eles se esgotarem, geralmente começamos a utilizar os carbos como fonte de energia.

Pense numa série de 15 reps de leg-press. Durante as primeiras 3 ou 4 reps, toda a energia usada vem do ATP livre. Quando ele termina, começamos a usar carboidratos. Os carbos, ao serem utilizados, se transformam em ácido lático. É o momento no qual você começa a sentir sua coxa queimar.

Algumas reps depois, a queimação é tanta, que fica impossível continuar a série.

Quando estamos suplementando com creatina, os estoques de ATP livre ficam maiores. Eles vão durar talvez 10 segundos. Você terá mais tempo realizando sua série antes que a queimação proveniente da oxidação de carbos se instale.

Você vai poder usar mais carga e realizar mais repetições em suas séries. Isso se traduz em mais volume de trabalho e mais intensidade. Esses são fatores primordiais no processo de hipertrofia muscular.

Hidratação Celular

A outra propriedade anabólica da creatina é sua habilidade de hidratar as células musculares.
Muita gente confunde essa parte e acha que a creatina “retém líquido”. Essa afirmação não é falsa, mas o contexto utilizado geralmente é equivocada – totalmente equivocado.

Nós podemos armazenar água basicamente em dois lugares:

-Dentro das células
-Fora das células

O líquido que fica dentro das células é chamado de líquido intracelular. Ele é importante, pois garante a hidratação celular e promove todas as funções fisiológicas dessa célula. No caso das células musculares, é importante que elas fiquem hidratadas pois elas ficarão mais volumizadas (maiores) e mais anabólicas.

O líquido fora das células é o líquido que basicamente fica em entre as células e logo abaixo da pele. Ele também tem suas funções, mas ele não deve ser em excesso. O líquido extra-celular em excesso dá um aspecto fofo, retido em nosso físico.

O excesso de líquido fora das células é popularmente chamado de “retenção”. É aquela retenção que ninguém quer ter, que deixa com aspecto inchado e fofo.

O excesso de líquido fora das células é causado por diversos fatores – desbalanço hormonal, excesso (ou depleção) de sódio etc.

Com 100% de certeza – a creatina não causa a retenção de líquido fora das células. Ela leva líquido para dentro das células musculares. Isso as deixa maiores, mais anabólicas e ainda por cima pode minimizar o armazenamento de líquido fora das células.

Com essas características, a creatina é um suplemento que traz benefícios diversos como aumento da síntese proteica, melhor performance cognitiva, melhorias no metabolismo
da glicose e aumento da densidade óssea.

É preciso fazer a saturação de Creatina?

Não é preciso fazer a saturação. Mas em teoria ela pode te ajudar a ter resultados um pouco mais rápidos.

Porém, produtos como o ATP Force, da Dragon Pharma, tem um formulação com diversos ingredientes que trabalham em sinergia com a creatina – como o ELEVATP – que eleva ainda mais os níveis de ATP nos músculos, mesmo sem a saturação. O ATP Force também contém uma dose clinicamente provada de Betaína – trazendo e melhorando os benefícios da hidratação extrema das células musculares.

Por esses motivos, a recomendação de uso do ATP Force é uma dose única, diária – mesmo nos dias em que não se treina – para garantir os níveis adequados de creatina na sua musculatura.

 

Conclusão

A creatina é o suplemento mais estudado e utilizado no mundo. Mais de 2000 artigos científicos atestam sua eficácia e segurança. Não importa qual seja o seu objetivo:

Ganhar Massa
Perder Gordura

A creatina é um aliado importante em seus treinos. O ATP Force foi formulado para entregar doses clinicamente testadas de creatina e diversos nutrientes que vão maximizar os efeitos da creatina em seu organismo.

Se você procura treinos intensos e sérios ganhos de massa magra, a creatina é uma ferramenta que não pode faltar no seu arsenal.

Deixe um comentário