Vitamina C - 3 funções poderosas que você não conhecia

A Vitamina é um dos suplementos mais discutidos e populares de todos os tempos. Mas talvez ele também seja um dos mais incompreendidos e mal utilizados. 

Devido a esse mal direcionamento, a maioria das pessoas acha que ele não funciona e muitas vezes, nem sabe de todos os benefícios que essa poderosa substância tem a oferecer

A Vitamina C dá grande suporte ao sistema imunológico e circulatório, é um componente crítico na produção de colágeno e até na produção de neuro hormônios específicos. Além de ser um conhecido antioxidante.

A Vitamina C doa um elétron para uma reação ou molécula que esteja precisando. Com isso, a Vitamina C se oxida e se torna temporariamente um radical livre, para que reações vitais em nosso organismo possam ocorrer.

Tudo isso a torna uma substância indispensável para que o nosso organismo funcione corretamente e que a nossa saúde e processos vitais funcionem 100% bem.

Suporte ao Sistema Imunológico

Uma função bem conhecida da Vitamina C é o suporte ao sistema Imunológico.

A Vitamina C não previne ataques ao seu sistema imunológico, mas o ajuda a responder a um ataque e se recuperar melhor.

Em outras palavras, o uso diário de Vitamina C não vai te impedir de ficar doente para sempre. Mas, quando você ficar doente, gripado, ou algo do tipo - sua recuperação será bem mais rápida caso use Vitamina C.

Quando você sofre um ataque de vírus ou bactérias, as células primárias de defesa, chamadas Neutrófilos, entram cena. Uma vez que os neutrófilos acabaram com a ameaça, eles são programados para se auto-destruírem.

Esse processo cria um stress oxidativo, substâncias derivadas, outras citocinas enquanto deixa restos de células pelo caminho. Isso tudo pode causar mais mal do que bem, caso a capacidade antioxidante de seu corpo esteja depletada.

Para reduzir todo esse estrago, a Vitamina C entra em jogo para estabilizar essa situação, destruir substâncias pró-oxidantes e acelerar o processo de recuperação

 

Vamos conhecer agora 3 funções muito importantes que a vitamina C desempenha em nosso corpo que você não conhecia!

1- A Vitamina C é vital para manter os tecidos Saudáveis, incluindo Cabelos, Pele e unhas

Os órgãos são feitos de tecidos, e os tecidos são feitos de células. Para que nossos órgãos e estruturas corporais como vasos sanguíneos, cabelos etc,  mantenham sua estrutura e formato, nosso corpo conta com uma fabulosa rede de sustentação composta por proteínas fibrosas e outros componentes que chamamos de Matriz Extracelular.

A Matriz Extra celular, proporciona a infraestrutura necessária para formar e dar sustentação a toda a rede de vasos sanguíneos, linfáticos e sistema nervoso.

A Proteína mais comum na Matriz Extra celular é o colágeno. Na verdade, o colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo - cerca de 30% de todas as nossas proteínas é colágeno.


A Vitamina C é necessária para ativar os aminoácidos lisina e prolina durante a formação e estruturação da elasticidade do colágeno. Esse processo é especialmente importante na formação de tecidos como cabelos, pele e unhas.

2- A Vitamina C amplifica a resposta de epinefrina e dopamina

A Vitamina C influencia a resposta de alguns dos principais mensageiros químicos de nosso corpo - os neurotransmissores.

Por exemplo, a Vitamina C aumenta a sua sensibilidade a certos estímulos neurais modificando os receptores celulares envolvidos na manutenção sustentada dessa sinalização.

Ela também previne que o neurotransmissor Dopamina, responsável pela sensação de bem estar, seja oxidado e desativado. Uma boa disponibilidade de Vitamina C pode aumentar os efeitos de estimulantes,medicamentos para déficit de atenção e depressão. [1]

Ou Seja, a Vitamina C pode ajudar a manter sua sensação de bem estar após os exercícios, melhorar sua resposta aos estimulantes como cafeína e até pode ajudar na ação e diminuição de sintomos de certas condições neurológicas.

3- Vitamina C vai te dar um PUMP maior!

Um dos componentes de um bom Pump é o óxido nitrico. Seu corpo precisa de vitamina C para produzir Óxido Nítrico a partir do aminoacido arginina.

Durante o processo de geração de óxido nítrico, a Vitamina C é brevemente convertida em um radical livre para que a arginina possa continuar sendo usada nessa reação e que os vasos possam ser dilatados para levar  mais oxigênio e nutrientes para as células enquanto metabólitos nocivos são removidos.

Quer um excelente Pump, use o Pré-treino Mr Veinz 20 minutos antes de seus treinos e tome uma dose diária do Daily RX Vitamin C, da Dragon Pharma.

Fechando

É impossível falar de Vitamina sem entrar um pouco mais profundamente na parte técnica da fisiologia humana. Mas é muito importante que vocês saibam dos grandes benefícios de saúde e estéticos que a Vitamina C pode trazer para as suas vidas.

Como pudemos ver, a Vitamina C desempenha um papel importante no sistema imunológico, mas também é primordial em diversas outros funções - estruturais, estéticas e neurais em nosso organismo.

  1. Ballaz, S.J., & Rebec, G.V. (2019). Neurobiology of vitamin C: expanding the focus from antioxidant to endogenous neuromodulator. Pharmacological Research, 146, 104321.

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados