Coronavírus - Cuidados e precauções na academia

O Coronavírus chegou ao Brasil. Recentemente a OMS anunciou que o surto de Covid-19, se tornou uma Pandemia.

Sem dúvidas isso é algo que vem causando um impacto em nossas vidas e em nossa comunidade. Um de nossos principais objetivos sempre foi informar a nossa comunidade. Atingimos pessoas que buscam um estilo de vida saudável e tem as academias como o segundo lar. E para poder continuar tendo o nosso estilo de vida, precisamos saber um pouco mais sobre o Coronavírus e quais cuidados tomar na hora de ir para a academia.

Se acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a definição de Pandemia é quando temos uma doença se espalhando rapidamente ao longo do Globo.

Adultos jovens, saudáveis, tem poucos riscos. Muitas vezes são infectados e não apresentam nenhum sintoma. Para os idosos, a taxa de letalidade pode subir para até 15%.

Por que precisamos nos cuidar

A imensa maioria de nosso público aqui é composta de adultos Jovens, com baixíssimo risco de morte pelo Covid-19. Você deve estar se perguntando - Se eu não corro praticamente risco nenhum, por que me preocupar? Se letalidade, se a taxa de pessoas que morrem é tão pequena em relação ao número de pessoas que estão contaminadas - por que me preocupar?

Precisamos nos preocupar, pois caso os números de infectados suba rápido demais, nossos serviços de saúde não serão capazes de atender a todos. Os atendimentos a outros pacientes não relacionados ao Covid-19 podem ser prejudicados também.

Também não queremos nos infectar, pois isso poderia trazer riscos a familiares próximos como pais e avós.

O Governo Brasileiro está cancelando eventos grandes e com elevada aglomeração de público. Inúmeras instituições, públicas e privadas, vem juntando esforços para evitar um número ainda maior de infectados.

Evidentemente, podemos e devemos seguir nossas vidas normalmente. Mas quanto mais nos cuidarmos e seguirmos as orientações corretas, mais rápido poderemos voltar ao nosso ritmo de vida normal.

Em alguns locais do Brasil, o Governo proibiu o funcionamento das academias, em outros ainda é possível frequentá-las.

É um momento de muitas dúvidas. Para quem mora em cidades onde não é mais possível utilizar as academias, faremos alguns artigos sobre como treinar em casa.

E muita gente vem perguntando se podemos continuar indo para a academia.

Nesse momento, é muito importante nos mantermos o mais saudáveis possível. Aquelas regras que já conhecemos valem ainda mais nesse momento - evite junk food, se alimente bem, se esforce para manter a ingestão de proteínas elevada e use suplementos de acordo com seu objetivo.

Se estivermos saudáveis, podemos ir para academia, porém, alguns cuidados básicos precisam ser tomados.

1- Lave suas Mãos frequentemente e não toque seu rosto durante o treino

Essa recomendação é algo básico, mesmo quando estamos fora de um período de Pandemia.

Os halteres, barras e máquinas da academia são usados por centenas de pessoas diariamente. Lave suas mãos logo antes de iniciar seu treino. Isso já vai diminuir o risco de você deixar germes nos equipamentos que for utilizar.

Logo antes e após o uso de qualquer equipamento faça uma boa limpeza com álcool em gel ou outro produto de limpeza disponível que seja capaz de esterilizar o equipamento.

2- Evite ir para a academia em horários de pico

Essa recomendação pode ser uma das mais difíceis de serem seguidas, pois para algumas pessoas isso é simplesmente impossível devido a questão de agenda e tempo.

Os horários de pico são menos recomendáveis pois teremos muito mais gente na academia, a distância entre uma pessoa e outra acaba sendo menor, precisamos revezar a utilização de aparelhos com outras pessoas e esse contato mais próximo é algo que poderia ser evitado nesse momento.

Quando for revezar com alguém, siga as orientações de limpar detalhadamente o equipamento a cada série. Vai levar um tempinho a mais, mas é algo necessário nesse momento.

Também é aconselhável ficar a uma distância de pelo menos 1,5m da pessoa ao lado.


3- Leve uma toalha

Muita gente não gosta. Muita gente acha frescura. Mas uma toalha pode oferecer uma camada a mais de proteção e isolamento no contato com superfícies de aparelhos. Mesmo que você limpe e esterilize a toalha vai te proteger um pouco mais.

Imagine você fazendo uma série na mesa flexora deitada. Com o rosto em contato com a almofada da máquina. Você limpou, legal. Mas a toalha evita que sua boca, nariz e olhos fiquem em contato ali com alguma parte da superfície que por ventura pode não ter sido higienizada corretamente.

Além disso, caso você esteja infectado e ainda não sabe (esteja sem sintomas) isso vai ajudar a evitar que você deixe partículas de saliva e possivelmente algum germe naquele aparelho.

4- Evite usar o bebedouro da academia

Os bebedouros de academia geralmente são locais com uma concentração grande de germes e microorganismos. Muita gente não respeita o bom senso e normas de higiene e enfia e encosta suas garrafas nas torneiras. Outros, que bebem direto nas torneiras podem deixar saliva escorrer e entrar em contato com o bebedouro.

De uma maneira geral, o bebedouro da academia é algo que você vai querer evitar sempre. E ainda mais em uma situação como a atual.

O conselho é levar uma garrafa ou galão de casa.

5- Evite aulas de sala, em grupo

Muitas academias mais conscientes já estão evitando as aulas em grupo em salas muito pequenas e pouco ventiladas.

Essa é uma medida importante e uma das recomendações da OMS - Evitar aglomerações de pessoas.Especialmente em locais sem ventilação adequada.

É claro que essas aulas são muito motivantes e trazem um benefício muito grande. Mas dentro de uma situação de pandemia, esse é um cuidado a ser tomado.

Conclusão

Vivemos um período complicado, mas com o esforço e empenho de todos, essa pandemia será controlada muito mais rapidamente. Se tomarmos os cuidados devidos, seguirmos as orientações e respeitarmos o espaço do próximo tudo voltará ao normal bem rápido.


Siga essas recomendações acima, se alimente bem, se mantenha hidratado e força nos treinos!







Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados