Depressão x Atividade Física - Por Isa Pereira

Oi galera! Tudo bem? Eu sou Isa Pereira atleta Wellness Pro e hoje trouxe pra vocês um tema muito delicado e que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo, principalmente nesse ano de pandemia: a depressão.
Esse é um assunto que não vemos muitas pessoas falando abertamente infelizmente e por esse motivo resolvi trazer pra vocês esse assunto.
Primeiro vamos entender o que é a depressão:
A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que tem como sintomas tristeza profunda, perda de interesse, baixa auto-estima, ausência de ânimo e oscilações de humor. Na maioria das vezes é consequência de situações negativas que acontecem em nossas vidas e segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo e no Brasil 5,8% da população sofrem com a doença.
E com base nesses dados que resolvi trazer esse tema para ajudar VOCÊ que está passando por esse problema.
Você sabia que a atividade física pode ser um excelente aliado para tratar a doença?
O exercício ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento. Isso acontece porque durante a atividade física o organismo libera endorfina e serotonina, neurotransmissores que dão sensação de prazer e bem-estar.
Para quem está deprimido, desanimado, cansado, é difícil falar para levantar do sofá e ir praticar exercícios mas acredite, isso irá te ajudar a ter mais ânimo e a se livrar da doença. E ao contrário do que você imagina, você não precisará ficar 2 horas dentro da academia, à várias formas de se exercitar, 20 minutinhos do seu dia para começar já serão suficientes.
O esporte e a depressão dificilmente caminham juntos. Você pode superá-la com mais facilidade se você fizer alguma atividade física. Mesmo que você não acredite, praticar esportes trás muitos benefícios mentais.
Saiba como:
ENDORFINA
Quando praticamos atividades físicas o organismo libera um hormônio chamado endorfina, que produz felicidade, sensação de bem-estar e que nos faz relaxar.
Que tal praticar exercícios ao ar livre? Eles proporcionam a produção de serotonina, um importante neurotransmissor que também ajuda, entre outras funções, a regular nosso humor. Os benefícios desse tipo de atividade são sensação de aumento de energia e motivação, juntamente com a diminuição da tensão, raiva, confusão mental e depressão.
No momento da atividade física você também dará um descanso para a sua mente, que irá se livrar de preocupações e sair do círculo vicioso de pensamentos negativos que acabam alimentando ainda mais a depressão.
AMIZADE
Com a prática de esportes você naturalmente
se relacionará com outras pessoas que, em sua maioria, têm o mesmo objetivo que você: sentir-se saudável e bem consigo mesmo.
Que tal se unir aquele grupo da academia, da dança, do pilates? Além de ficar mais saudável, você fará novas amizades e compartilhará novos sentimentos.
AUTOESTIMA
As etapas depressivas geralmente levam à perda da autoestima. Fazer atividade física não só lhe fará sentir-se melhor liberando endorfinas, mas você também começará a ver mudanças no corpo que farão subir sua autoestima e você irá se amar muito mais.
O melhor de tudo é que as mudanças não serão só físicas, mas também mentais e em sua saúde.
Como começar uma rotina de exercícios?
- Identifique a atividade que você mais gosta (musculação, natação, ioga, pilates, bicicleta, caminhada, etc).
- Faça os exercícios aeróbicos de baixa intensidade, algumas vezes por semana.
- Alimente-se bem para evitar fadiga muscular antes e depois de iniciar o exercício. Beba muita água.
- Busque o apoio de um profissional, converse com seu médico sobre programas de exercícios e planejamento para tratamentos.
- Crie metas e objetivos que você possa cumprir. Analise de forma concreta sobre o que pode ou não fazer. Ao traçarmos metas irreais podemos sentir frustração e isso aumenta as chances de desistência.
Se você está passando por um momento difícil na vida, as atividades físicas poderão te ajudar MUITO. NÃO aceite ficar nesse situação, eu imagino o quanto deve ser difícil mas temos que ser FORTES e superar as dificuldades da vida. Cuide de você, cuida da sua mente, cuide da sua saúde!
Existem dezenas de esportes, pratique aquele que você se sente melhor, mais confortável e feliz. O esporte sempre será um escape para qualquer estresse do dia a dia. Aproveite!
Mente sã, corpo são.
Menos Stress, mais qualidade de vida
Uma das formas de controlar a depressão é controlar o stress. Hoje em dia temos muitas outras opções que podem ajudar a controlar o stress e consequente controlando o cortisol, muitas vitaminas que em conjunto com tudo isso que já foi falado irá também te auxiliar e controlar os seus níveis de stress.
Um excelente exemplo é o Stress Rx, da Dragon Pharma, que foi desenvolvida para mitigar o estresse naturalmente, regulando os níveis de cortisol, otimizando os níveis hormonais, incluindo testosterona, e promovendo um estado mental relaxado, mas altamente alerta. Melhora a composição corporal, significando mais massa magra e menos gordura, menos estresse mental e uma sensação geral de bem-estar e vitalidade.
Um super beijo,
@isapereiranunes