Periodização: A Variável Mais Importante - Por Ray Milet

Periodização de treino foi o assunto do ano! E você com certeza já se perguntou qual é a variável mais importante na periodização. É uma duvida comum, e eu irei elucidar neste artigo pra você.

De fato existe! Temos um fator determinante pra poder avaliar se uma periodização será e/ou está sendo efetiva. Ela se chama “progressive overload”, sobrecarga progressiva.

Obviamente que o resultado esperado, seja em hipertrofia ou emagrecimento, precisa ser constantemente avaliado. Mas a sobrecarga progressiva vai lhe ditar se você está dando seu máximo, se passou desse máximo, ou se não está nem perto dele.

É de suma importância entender que sobrecarga não significa apenas quilos/intensidade/peso. Sobrecarga é qualquer variável que possa modificar a percepção de esforço de um determinado treino. A famosa percepção subjetiva de esforço (PSE) que todo mundo confunde com intensidade.



Eis aqui algumas variáveis pra isso ocorrer:


- aumentar a carga para uma determinada zona de repetições 
- aumentar as repetições para uma determinada carga


- aumentar a frequência de treino de um grupo muscular ou do corpo todo


- aumentar as séries de uma sessão de treino


- aumentar o tempo de treino


- incrementar estratégias avançadas como dropsets, supersets, cluster sets e por aí vai


- modificar o tempo da cadência (desde que se mantenha o ideal para hipertrofia) sem alterar a carga.

Todos esses fatores são variáveis do progressive overload. Todos eles modificam a PSE deixando o treino MAIS DIFÍCIL, e a maioria delas também deixam o treino mais volumoso.


O aumento de carga e volume no trabalho que eu venho desenvolvendo com meus clientes são as duas variáveis nas quais eu mais modifico pra que haja esse incremento de dificuldade, mas todas essas podem ser empregadas de acordo com a sua metodologia, nenhuma está errada.

Use a que mais lhe convir ou a que mais se adequar pra sua situação, mas não deixe de fazer, afinal, somos uma máquina de entrar em homeóstase e o processo de hipertrofia não é algo que o corpo encara como “normal”. Então teremos sempre que estar driblando essa tentativa de normalizar os processos bioquímicos e fisiológicos, agudos e crônicos.

É importante entender também que fatores externos como sono, estresse, alimentação e até mesmo temperatura (que está correlacionada com a hidratação adequada) podem interferir na performance de um treino. Portanto não adianta muito se preocupar apenas com o que é feito dentro da academia, mas sim com tudo que é feito fora dela também!

O uso de pré treinos como o Venom + Mr Veinz pode ser muito útil em dias difíceis e estressantes, onde sua perfomance está reduzida. Eu particularmente uso os dois juntos sempre, formam um combo dos suplementos com eficiência comprovada cientificamente para a perfomance de treino.

 

 


O Venom é o mais potente pré treino do mercado, com fatores estimulantes que irão te garantir energia prolongada e foco sustentado durante o treino e após.
O Mr Veinz tem uma matriz de Pump com ingredientes Premium que vai garantir pumps absurdos e facilitar o transporte de nutrienets até oo músculo alvo. Com tudo isso, fica mais fácil conseguirmos atingir a sobrecarga progressiva treino após treino.

Promoção White Venom

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados