Super Séries - Mais intensidade e Pumps Insanos!

As Super Séries são um dos métodos de intensidade mais utilizados na história do Bodybuilding. Selecione dois exercícios - geralmente de grupos musculares antagonistas (explico isso já já) - faça um seguido do outro, sem descanso. Pronto. Você fez uma supersérie.

A definição exata de SuperSérie é essa: Use dois exercícios de grupos musculares antagonistas - faça uma série do primeiro exercício, sem descanso nenhum, faça uma série do segundo exercício. Só depois de terminar a série do segundo exercício você vai descansar. Geralmente 60 segundos são o suficiente. Repita o processo até que o número de séries proposto seja atingido.
O que são Músculos Antagonistas

São músculos que realizam um movimento inverso do outro. Um exemplo claro é o caso do bíceps e tríceps.

Quando o bíceps se contrai, ele faz a flexão do cotovelo (dobra o cotovelo). Quando o tríceps se contrai, ele faz a extensão do cotovelo (estica o cotovelo).

Quando o bíceps contrai, o tríceps se alonga; quando o tríceps contrai, o bíceps se alonga. Esse é o exemplo mais clássico de músculos antagonistas.

Outros exemplos são peitoral e dorsais, quadriceps e femorais.

 

Como funciona

Usando esse exemplo ainda - As super séries trazem um estímulo diferenciado pois conseguimos colocar mais trabalho muscular em menos tempo - isso aumenta a intensidade.

E também conseguimos um pump bem maior. Quando o bíceps contrai, o sistema nervoso central libera um reflexo que faz com que o tríceps se relaxe além do normal. Isso permite que mais sangue se dirija ao tríceps enquanto ele “descansa” durante a série de bíceps.

O mesmo acontece com o bíceps , que relaxa quando o tríceps está sendo contraído. Junte isso ao fato de os dois músculos estarem muito próximos um do outro - fato que facilita o aumento de fluxo sanguíneo na região - e teremos um pump monstruoso. (Dica Extra 1- Se você estiver usando um Pré-Treino com potente ação vasodilatadora, como o Mr Veinz - o pump é ainda maior.)

Exemplo de treino:

1A- Rosca Direta Barra 3 x 12
1B- Triceps Pulley 3 x 12

2A- Rosca Scott 3 x 10
2B- Triceps testa 3 x 12

3A- Rosca Inclinada 3 x 10
3B- Triceps Coice 3 x 12

Confusão de nomes

Muita gente confunde Super Series com Séries combinadas. As séries combinadas são realizadas da mesma maneira que as super séries.

A diferença ( e isso muda tudo) é que nas séries combinadas, usamos dois exercícios para o mesmo grupo muscular.

Isso também aumenta a intensidade, traz um pump maior àquele músculo, mas pode não ser uma boa escolha na maioria das vezes.

Imaginem o cenário - Você escolhe supino inclinado com halteres e combina com Crucifixo reto.

O músculo alvo é o peito. Você faz 10 reps com os halteres - o peito fadigou. Sem descanso nenhum você vai para o crucifixo. Aqui você tira o tríceps e deltóides da jogada - ótimo! Mas o peito continua sendo estimulado por mais 10 repetições.

O que fizemos aqui? Praticamente uma série de 20 repetições de peito. Sem dúvidas, você conseguirá um bom pump. Mas provavelmente a carga geral dos exercícios não será elevada o suficiente para te dar um estímulo hipertrófico suficientemente bom.

Apesar disso, essa estratégia pode sim ser utilizada em algumas fases ou momentos de seu treino. Por exemplo, pode ser uma boa ideia utilizar uma série combinada no final de um treino no qual os primeiros exercícios foram realizados com mais carga e séries convencionais.

Um exemplo:

1- Supino Inclinado Halteres 4 x 10-8
2- Supino Inclinado Barra 4 x 10-8
3- (Série combinada)
A-Supino Reto Máquina 3 x 10
B-Crucifixo reto 3 x 10

Nesse caso, tivemos dois exercícios básicos, multiarticulares e de peso livre sendo realizados com uma carga mais elevada no início do treino.
No final do treino, pegamos o supino reto máquina e crucifixo reto e combinamos os dois para garantir um excelente pump no final do treino.
Conclusão

Não importa a fase de seu treino, Super Séries ou séries combinadas sempre são uma excelente ferramenta para aumentar a intensidade, Pump e volume de trabalho em seus treinos.

Para garantir ainda mais intensidade e pumps de rasgar a pele, use Mr Veinz e ATP Force logo antes de seus treinos. Com esse combo, seus treinos nunca mais serão os mesmos.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados