Treinos de Luta: Já é seguro voltar? - Por Ghi Eburneo

Fala pessoal, depois de muito tempo sem treinar Jiu Jitsu, estamos de volta!  Acredito que estávamos quase enlouquecendo, pelo menos eu estava surtando longe desse esporte. 


Foram 6 meses mais difíceis da vida, nunca imaginei ficar tanto tempo longe do tatame, longe da luta, longe dos parceiros de treino, professores.


Ninguém esperava que isso fosse chegar tão longe como chegou e por tanto tempo.


É Seguro voltar aos treinos de Jiu-Jitsu?


Essa é uma pergunta que surge muitas dúvidas, a palavra segurança, se formos levar ao pé da letra não, mas não podemos ter essa mentalidade, por exemplo, podemos ter contato com o vírus até indo ao mercado, tocando em algum objeto, então a segurança é algo bem difícil hoje em dia, estamos muito expostos em todos os lugares. E não sabemos muito a respeito do vírus de toda essa transmissão, cada hora surgem novas informações.


Só que tudo vai da academia, do professor, mestre, e de nós mesmos sermos responsáveis e agirmos da forma correta, tomando todas as medidas, não somente para se prevenir mas pensando em todos os alunos, famílias, tudo vai da consciência e responsabilidade de cada um de nós, claro, lembrando sempre, que pessoas com problemas respiratórios ou que façam parte do grupo de risco, não devem voltar de forma alguma. 


E continuar com os exercícios em casa. Infelizmente não temos outra opção, qualquer lugar essa “ pessoa “ estará correndo um risco grande, mesmo que sejam tomadas as formas preventivas. 


Jiu Jitsu é um esporte de contato então seríamos os últimos a retomarmos as atividades devido a esse contato físico que temos com nossos parceiros de treino. 

Mas retomamos de uma forma muito criativa, a academia nesse tempo todo pensou exatamente como iriam se dirigir os treinos, pensando na segurança de todos, e vamos ser claros que se passássemos mais tempo longe a retomada iria ser muito mais difícil. 


Portanto é necessário sermos muito responsáveis nós e o nosso local de treinamento. 

Em minha academia funciona assim: 


O tatame foi dividido por quadrados com distanciamento dos colegas, a medição de temperatura na entrada e álcool em gel nas mãos e sapatos já faz parte da nossa nova rotina hoje sejam bem vindos.


A nova normalidade


Os treinos passaram a ser funcionais e movimentos adaptados ao Jiu (drills) 

O uso da máscara é obrigatório e tendo que ser trocada a cada 30 minutos de treino. 


Ou quando começar a suar.


A quantidade alunos por horário foi reduzida somente com horário marcado, o tempo de treino também foi afetado diminuiu para 1 hora apenas, por turma. 

E a cada término a academia é totalmente desinfetada! 


Já que não podemos ter contato, Por que fazer uma aula nesse estilo e não simplesmente ir fazer esteira ou correr na rua?


A falta de ter o contato com o tatame novamente, de rever os parceiros depois de tanto tempo de isolamento e poder vestir um kimono é algo que somente quem pratica esse esporte irá entender a falta que ele nos faz, preparar e  tomar aquele pré treino VENOM e ter aquela mega disposição para o treino, a vivência, a rotina, então nunca será a mesma coisa que você ir correr em uma rua, esteira ou até mesmo dentro de casa, a disciplina que envolve o esporte é que nos faz ter mais vontade e saudade dos treinos. 



Fora os benefícios que uma simples aula nos trás, corpo e mente trabalhando juntos por mais que estejamos sozinhos realizando os exercícios, as vantagens são inúmeras como melhora no cardio, mobilidade, definição muscular, consciência corporal, emagrecimento, perda de muitas calorias,  melhoria das técnicas, uma visão avançada dos seus erros cometidos na luta ( podemos treinar posições somente com a imaginação, conseguir ver algum detalhe que estava faltando para melhorar), criatividade, inovação, terapia para mente, foco e o principal 

estar vendo os seus colegas, ter aquela interação social,  todos com o mesmo objetivo, isso já nos traz uma alegria interna que jamais poderia imaginar na minha vida o quanto é gratificante pisar novamente ao tatame. 


 Ainda estamos nos adaptando a essa nova fase, que claro espero e tenho esperanças que termine logo! 


Porque todos principalmente a academia está sendo extremamente afetada! 

Mas não deixamos de ter esperanças e continuamos firmes e fortes independente da situação! Oss


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados