FRETE FIXO PARA TODO O BRASIL R$20,00 RASTREADO

Razões para as mulheres consumirem mais proteína

29 de nov de 2019 - Miguel Chain Nenhum comentário

Publicado em Suplementos

Quando o assunto é ganhar massa muscular, tonificar a musculatura e perder gordura, existe um fator fundamental que deve ser sempre seguido por todos – Homens e mulheres:

-Ingerir quantidades adequadas de Proteína

Proteína é sempre um tópico muito discutido e debatido. Hoje existe um consenso – é preciso ingerir mais proteína.

Porém, duas perguntas sempre caem como uma bomba – quando falamos sobre esse assunto.

1-Proteína demais faz mal para a saúde?

2-Qual é a quantidade ideal de proteína?

Essas questões pesam ainda mais quando a pessoa é do sexo feminino. Geralmente, existe um mito de que as mulheres não devem treinar pesado, que elas não podem treinar pesado etc.

Nos últimos anos temos percebido nas academias e redes sociais que as mulheres estão treinando cada vez mais pesado, com mais dedicação e persistência. Isso tem gerado excelentes frutos, já que podemos perceber cada vez mais mulheres entrando em forma e apresentando melhorias em seus shapes.

É muito legal ver essas barreiras antiquadas sendo quebradas e as meninas conquistando cada vez mais seu espaço, melhorando seus físicos e sentindo confiantes para fazer qualquer coisa.

E para amplificar ainda mais essa revolução, viemos aqui hoje quebrar mais mitos e trazer as informações mais recentes e confiáveis sobre como consumir proteína para construir músculo e queimar gordura.

Vamos falar sobre os motivos pelos quais as mulheres deveriam ingerir mais proteína.

Segurança

Um estudo de meta-análise feito por Eric Helms demonstrou que pessoas treinadas (ambos os sexos) que ingerem entre 2.3 e 3.1 gramas de proteína por quilo de massa magra por dia tendem a perder gordura e ganhar massa muscular em um primeiro momento. Todos esses resultados vieram sem nenhum tipo de danos à saúde.

Temos dezenas de outros estudos demonstrando que algo entre 2 e 3 grs de proteína por quilo de peso corporal por dia trazem aumento de massa muscular a médio e longo prazo com segurança.

Aumento de massa muscular comprovado pela ciência

Um estudo realizado por Schoenfeld e colegas na Universidade do Sul da Flórida analisou dois grupos de mulheres. Os dois grupos realizaram exercícios com pesos quatro vezes por semana e foram monitorados de perto.

O primeiro grupo ingeriu 2.4 grs de proteína por quilo de peso corporal por dia. O segundo grupo ingeriu apenas a metade dessa quantidade – 1.2 grs de proteína por quilo de peso corporal por dia.

Os resultados foram animadores. O grupo que ingeriu mais proteína ganhou 2 quilos de massa muscular pura em quatro semanas. O grupo que ingeriu menos proteína, ganhou apenas pouco mais de 600 gramas.

ARTIGO RECOMENDADO:

Esclarecendo uma coisa importante

Antes de prosseguir, eu queria deixar bem claro o que queremos dizer com: “ X grs de proteína por quilo de peso corporal por dia”

Vamos usar uma mulher de 50 kgs como exemplo. Quando dizemos que ela ingere 2 grs de proteína por quilo de peso corporal por dia – isso significa que ela ingere 100grs de proteína por dia.

Peso Corporal x Quantidade de proteína /Dia – 50 x 2 = 100.

Esses 100grs de proteína, são a proteina macronutriente. Para termos uma ideia, 1 kg de peito de frango cru tem cerca de 200grs de proteína macronutriente.

Portanto, se essa mulher do nosso exemplo fosse ingerir apenas frango para satisfazer suas necessidades de proteína diárias, ela teria que comer 500grs de frango por dia.

A boa notícia é que podemos usar diferentes fontes de proteínas como ovos, peixes, carne vermelha e Whey Protein.

Whey protein é uma maneira extremamente rápida, eficiente e prática para ajudar a bater sua necessidade diária de proteína.

Uma dose de IsoPhorm, Whey Isolado da Dragon Pharma – te dá 25 grs de proteína e menos de 1 grs de carbo. Nesse exemplo acima, uma dose de whey diminuiria drasticamente a quantidade de carne a ser consumida no dia – o que deixa seu cotidiano mais simples e prático.

Queimando gordura

No mesmo estudo citado acima, os dois grupos de mulheres também tiveram a sua quantidade de gordura corporal monitorados durante o período.

O grupo que consumiu 2.4 grs de proteína por quilo de peso corporal teve uma redução de gordura 33% maior do que o grupo que consumiu menos proteína.

Um outro fato marcante é que o grupo que consumiu mais proteínas ingeriu mais calorias no total. Foram cerca de 425 calorias a mais e mesmo assim queimaram mais gordura enquanto construiam músculo sólido.

A proteína simplesmente requer mais calorias para ser digerida, processada e absorvida do que os carboidratos e gorduras. Por isso, ingerir mais proteína faz com que seu organismo gaste mais calorias.

A mensagem final

Todos que treinam na academia e tem como objetivo melhorar seu físico precisam ingerir quantidades adequadas de proteína.

Consumir entre 2 e 3 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia é extremamente benéfico e seguro para pessoas saudáveis que treinam regularmente com pesos.

Não importa seu objetivo – ganhar massa muscular ou queimar gordura – a proteína é um de seus maiores aliados.

Referências:

1 – Campbell, B. I., Aguilar, D., Conlin, L., Vargas, A., Schoenfeld, B. J., Corson, A., … & Couvillion, K. (2018). Effects of high versus low protein intake on body composition and maximal strength in aspiring female physique athletes engaging in an 8-week resistance training program. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 28(6), 580-585.
2- Helms ER1, Zinn C, Rowlands DS, Brown SR. A systematic review of dietary protein during caloric restriction in resistance trained lean athletes: a case for higher intakes.
Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2014 Apr;24(2):127-38.

Proteína

Sobre o autor
Miguel Chain

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Assine nossa news e fique por dentro das novidades.